Seguidores

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Circula Brasília

"2º Rock Show"

 Foi realizado em Planaltina-DF, neste domingo dia 20/ 02 o evento ROCK SHOW, uma parceria entre o produtor cultural local Eduardo W e a Gerência de Cultura de Planaltina-DF através de seu Gerente, o Sr. Renato Telles,  com o apoio de Paulo Tadeu. O evento contou com a participação das bandas MÁQUINA 4, que já é conceituada no DF, e também as bandas ARQUIVO Y e GHOTTHAN.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Eventos Realizados pela Gerência de Cultura

 Museu

A Gerência de Cultura solicitou para a Secretaria de Cultura um curso direcionado a higienização correta do Museu e Igrejinha São Sebastião.


Prontamente a Secretaria de Cultura, enviou orientadoras pela Diretoria de Patrimônio da Secretaria de Cultura para ministrarem então o curso de higienização e conservação do espaço e seus acervos.


As orientadoras são Patrícia Diniz, Janete Bastos e Claudia Andrade.


O curso está sendo realizado no Museu Artístico e Cultural de Planaltina.


No dia 10 e 15 de Fevereiro das 09 às 17 horas.


Está participando do curso toda a equipe de limpeza e a equipe da Gerência de Cultura Planaltina.


Neste curso foram retiradas as colchas, cortinas, tapetes e as velas, estes itens foram encaminhados a Secretaria de Cultura via DEPHN para serem levadas as famílias, pois são lavadas em lavanderias específicas.


O Casarão Museu Artístico e Cultural de Planltina será reaberto no dia 21/02/2011 com a mesma exposição que já havia no mesmo, que se encerra no dia 02/04/2011. Estavamos viabilizando uma nova exposição com a faculdade Dulcina de Morais para ainda no mesmo mês.











A Pré-Conferência

A Pré-Conferência de Cultura de Planaltina-DF foi realizada dia 10/02/2011, no auditório da FUP (Faculdade UnB de Planaltina-DF) às 20 horas, nela participaram o administrador de Planaltina-DF Sr. Nilvan Pereira de Vasconcellos, o Gerente de Cultura de Planaltina-DF, Sr. Renato Telles, a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher Sr. Olgamir Amâncio Ferreira, o Dep. Cláudio Abrantes, Nelson Giles representando a Secretaria de Cultura do Distrito Federal e os demais artistas e artesões da cidade. Nessa Pré-Conferência foi apresentada o que será a Conferência de Cultura de Planaltina-DF, ficando assim para o dia 19 de Março a discurção das principais diretrizes para a cidade de Planaltina. A Pré-Conferência de Cultura de Planaltina-DF que será realizada no auditório do CED 01 (Centrão) no dia 02/04/2011 às 20:00 horas.


Fotos do Evento:














Projeto Curso Cena Produtiva

A Gerência de Cultura junto a Faculdade Dulcina de Morais fazem o Projeto Cena Produtiva , que tem como objetivo um curso com 420 horas, visando propor projetos culturais para os grupos de teatro, à formação e diretrizes, de gestão, sustentabilidade, planejamento estratégico, comunicação e marketing, assim fortalendo a cadeia produtiva dos grupos de teatro d npssa cidade, dentre eles, a Cia. Quebrando o Gelo, Cia. Senta que o Leão é Manso, Cia. Trupi por um fio, Cia. Avivar Nações, Cia. Língua de Trapo, Cia Turma da Vila Cia. Via Sacra ao Vivo de Planaltina-DF, Cia. Via Sacra dos Surdos, Cia. Teatro Espírita Theluzes, Instituto Mãe Cidadã. Os grupos de tetro terão  a oportunidade de orientação e capacitação de seus artistas no que se refere à de suas práticas visando aprimoramento e potencialização da arte que é o teatro.


Todas estas Cia., participaram de um reunião no Museu Atístico e Cultural de Planaltina-DF firmando esta parceria com o diretor da Faculdade Dulcuna de Morais, Sr. Francis Wilker. Esteve também presente no local o Administrador de nossa cidade o Sr. Nilvan Pereira de Vasconcellos.







terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"Viajando no Brasil"

    A Tv Brasiltur, é uma Tv Web destinada a difundir para  todo o mundo o Turismo  e a Cultura do Brasil. Ela é composta por 27 `hotsites´, sendo um para cada Estado e o Distrito Federal, contendo informações sobre as capitais, municípios, atrações e a infraestrutura de serviços turíscos e gastronômicos  disponíveis no estado, além de fomentar o setor.

   Para o ano de 2011, no mês de Fevereiro, será a vez do DistritoFederal. Assim, os roteiros contemplados com a gravação do primeiro programa "Viajando no Brasil Destino Distrito Federal" da TvBrasiltur, são: ( a equipe da Setur/DF poderá sugerir alterações no roteiros )

  • Roteiro Cívico e Arquitetônico: Esplanada do Ministérios, Teatro Nacional, Palácio do Itamaraty, Palácio da Justiça, Ponte JK, Memorial JK, Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes.
  • Roteiro Arte e Cultura: Morro da Capelinha em Planaltina - local da encenação da Paixão de Cristo, Festa do Morango em Brazlândia, o Bumba meu Boi de Mestre Teodoro em Sobradinho e o Clube do Choro.
  • Roteiro Fé e Religiosidade: Catedral Metropolitana, Igrejinha de Fátima, Santuário Dom Bosco, Oratório do Soldado, LBV, Mosteiro de São Bento, Vale do Amanhecer, Cidade Eclética e Cidade da Paz.
  • Roteiro Turismo Náutico: Circuito Lago Paranoa, apresentando toda a infraestrutura ali existente, Pontão, Bay Park, Pier 21 e Complexo Alvorada.
  • Roteiro Ecológico e Rural: Cachoeiras - Salto do Itiquira, Salto do Itororó, Poço Azul, Pipiripau, Colorado, Mumunhas, Saia Velha, Topázios;  Chapada Imperial, Águas Emendadas.
Roteiro Gastronômico: Brasília é uma cidade com algumas características bem  peculiares. A cidade abriga representantes de todas as regiões brasileiras e da maioria do mundo, que contribuem para sua riqueza gastronômica.

   Mais uma rica e produtiva parceria com vistas à divulgação das potencialidades turísticas e culturais do Distrito Federal, na qual Planaltina foi contemplada.


 Morro da Capelinha.

 Via Sacra ao Vivo no Morro da Capelinha.

 Vale do Amanhecer à luz do dia.

 E à noite.

 Águas Emendadas à noite.

Pipiripau.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A grande parceria entre a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher e a Gerencia de Cultura de Planaltina-DF

    Na sexta-feira dia 05/ 02, a Secretária da Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher, a Sra. Olgamir Amâncio Ferreira, articulou com o Gerente de Cultura da Adm. Regional de Planaltina-DF, Renato Telles, sobre a parceria com nossa cidade, dando um grande apoio a nossa cultura e ao nosso Carnaval de Rua.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Pré-Conferência de Cultura de Planaltina DF

  
Ocorrerá, dia 10 de fevereiro de 2011, a Pré-Conferência de Planaltina/DF.
Nessa Pré-Conferência serão iniciadas discursões preliminares para a realização da Conferência Regional de Cultura de Planaltina/DF, com data prevista para 02 de abril de 2011, onde será discutida a pauta em anexo.
Data: 10 de fevereiro de 2011.
Hora: 20:00 Horas
Local: Auditório FUP-Faculdade UNB de Planaltina.

Compareça! Vamos juntos construir uma Planaltina mais cultural.


3ª Conferência de Cultura do Distrito Federal

Cultura: Memória e Invenção
29 e 30 de abril à 01 de maio de 2011

Objetivos

Promover debate entre artistas, produtores, gestores, investidores, comunidade em geral do Distrito Federal e demais protagonistas, da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opniões;

Propor estratégias para o fortalecimento sustentavél;

Propor estratégias para a consolidação dos sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas da cultura;

Discutir estratégias para a implantação e fortalecimento do Sistema de Cultura do Distrito Federal e do Plano de Cultura do Distrito Federal;

*Processo de construção de um novo marco legal para a gestão e as políticas culturais no Distrito Federal;
*Um novo padrão de relação com a sociedade, movimentos culturais e artísticos: democrático, participativo e republicano.
*Ousadia, compromisso e responsabilidade para garantir a democratização e a pluralidade na gestão e nas políticas públicas de cultura.

Pauta

1.  Plano de Cultura do Distrito Federal. "Prioridade para o Biênio 1012/2013"

Eixos para apresentação de propostas

A-Diversidade, Descentralização e Democratização
Descentralização das políticas Públicas de Cultura
Promoção de Políticas Integradas ( educação, meio ambiente juventude, etc...)
Valorização da Diversidade e da Cultura local
Políticas Culturais para Inclusão Social e Acessibilidade

B-Economia da Cultura
Cadeia produtíva ( criação, circulação e distribuição de bens e serviços culturais )
Políticas Culturais Integradas ( turismo, eduacação, ciência,  tecnologia, agricultura, moda, gastronomia, designer, artesanato, micro e pequenas empresas, economia solidaria, entre outras)
Fomento e incentivo ( financiamento, fundos e lei de Incentivo ) 

C-Patrimônio Cultural e Arquitetura
Políticas de Preservação, Proteção e Promoção do Patrimônio Cultural
Material e Imaterial do Distrito Federal
Sistema de Museus do Distrito Federal, Centros de Memória e Arquivos do Patrimônio Material e Imaterial
Políticas de Educação Patrimônial

D-Formação e Intercâmbio Cultural
Políticas de Fruição e Formação de Público
Políticas de acesso à qualificação e formação de agentes culturais
Promoção de Intercâmbio Cultural ( nos âmbitos Nacional e Internacional )
Incentivo às Redes Culturais ( fóruns, associasções e outros )

2.  Apresentação e votação das propostas dos grupos

3.  Eleição de Delegados (as) para 3ª Conferência
a)Apresentação dos nomes da composição
                                                 b)Votação

5.  Encerramento com apresentação artística



SECRETARIA DO ESTADO DA CULTURA DO DISTRITO FEDERAL
NUCLEO DE POLITICAS CULTURAIS E DESCENTRALIZAÇÃO
3325-6107 e e-mail: politicasculturaisdf@gmail.com

Gerencia de Cultura e Educação de Planaltina-DF
( 061 ) 34889215

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Rock para o Rio

      No dia 30 de Janeiro, foi realizado no Ginásio de Funções Multiplas, um evento em prol dos desabrigados dos municípios do Rio de Janeiro. Uma iniciativa dos produtores locais Batata e Eduardo W, que com o apoio da Gerencia de Cultura de Planaltina através de seu Gerente o Sr. Renato Telles, organizaram uma série de shows com algumas das principais bandas de Rock da Cidade, para arrecadar doações de água, alimentos não perecíveis e de pronto consumo; massas, leite em pó, biscoitos, cereais, etc...

O evento, que segundo o público presente, foi um susceso, não só pelos shows que agradaram a todos, mas pela íniciativa de valor à ajuda ao próximo.

Planaltina comemora 200 anos do Arraial de São Sebastião


Apresentações culturais e debates sobre a preservação do patrimônio de Planaltina marcaram o Encontro Cultural que festejou os 200 anos do
Arraial de São Sebastião de Mestre D’Armas.

De longe a cantoria anunciava o inicio do Encontro que reuniu artesões, grupos de teatro, música e poesia. Era o cortejo da Folia de São Sebastião convidando todos a entrarem na Igreja de São Sebastião no centro histórico de Planaltina.




E vieram muitos. População, pioneiros e representantes de grupos culturais e do governo. Juntos para comemorar e discutir o patrimônio histórico e cultural da região. “Acho muito oportuno fazer uma reunião na Igreja”, disse o Diretor da UnB Planaltina, Marcelo Bizzeril,
referindo-se ao local escolhido para o Encontro Cultural.


O Superintendente do Arquivo Público do Distrito Federal, Gustavo Chauvet, pediu ajuda à população para resgatar a memória fotográfica da cidade com fotos de pioneiros antes da construção e após com a fundação de Brasília. “Planaltina e “Brazlândia são prioridades do Arquivo Público este ano. A idéia é resgatar a história das cidades.”, anunciou Gustavo Chauvet.




Para o Subsecretário de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura (SUPHAC), Delvinei Santos, Planaltina representa
o inicio do Distrito Federal. “Nessas três semanas nós tivemos uma relação muito estreita com Planaltina, porque nós temos entendido que
ela é o berço de Brasília. A idéia é começar pelo começo, fazer um plano de conservação do Centro Histórico de Planaltina.”, explicou o Subsecretário.




Segundo o Administrador de Planaltina, Nilvan Pereira, é preciso fazer com que a história da região seja conhecida. “Temos que montar um
plano de trabalho para mapear e definir a poligonal do centro histórico de Planaltina, estabelecer quais são os pontos turísticos e culturais. Precisamos fazer com que as pessoas enxerguem o que a gente já conhece – a cultura e história de Planaltina.”, afirmou o Administrador.






O Deputado Distrital Cláudio Abrantes (PPS-DF) reiterou a opinião de Nilvan Pereira e lembrou do pedido de tombamento da Festa do Divino.
“Temos uma nova gestão de governo. É preciso tirar o olhar fora dos eixos e levar para as cidades do DF. E Planaltina tem consciência da  contribuição que ela pode dar.”, disse Cláudio Abrantes.




De acordo com Simone Macedo, Presidenta da Associação dos Amigos do Centro Histórico (AMIGHOS) a parceria entre sociedade e governo é
muito boa para a cultura. “Estou muito confiante neste governo, acredito que agora a sociedade organizada vai preservar nosso patrimônio.”, comentou Simone.


O Secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira,  recordou que a Igreja de São Sebastião tem a arquitetura típica da época do ciclo de ouro e ressaltou a importância da comemoração dos 200 anos do Arraial. “A folia é o testemunho imaterial da passagem dos homens, que organizam seu tempo de acordo com as estações”. E completou. “Planaltina tem uma característica que a diferencia das demais cidades que estão no quadrilátero. Não devemos usar a expressão periferia, pois Planaltina precede a história de Brasília.”, concluiu o Secretário.


Hamiltom Pereira explicou, também, que a Secretaria de Cultura cabe a tarefa de abrir espaços para que a cultura apareça e reiterou a acuidade da parceria com a UnB. “O Estado não cria cultura, quem cria a cultura é a sociedade...Temos que preservar a importante parceria com a  Universidade de Brasília, vincular as políticas públicas com as políticas educacionais.”, concluiu Hamilton.


Ao final da reunião, a Praça de São Sebastião foi o palco para a apresentação musical da banda Band’Aid, os grupos de teatro “Qebrando o Gelo e Trupe por um Fio e da declamação de poesias da Academia Planaltinense de Letras e do Grupo D’Armas, além do espetáculo de hip hop do grupo Cenas Urbanas.

                                                                 Matéria publicada pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal

Abaixo seguem algumas fotos do evento:


 













MISS PLANALTINA -DF 2011

Concurso Oficial,

MISS PLANALTINA -DF 2011

Inscrições
De 07 à 16 de Fevereiro de 2011 das
09:00 às 12:00hs e das 14:00 às 18:00hs.
Miss
Com idade entre 18 e 24 anos
Altura mínima 1,68 m
Não possuir filhos e não ser casada.
Informacões
Fone: (61) 3488 92 15

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

PRÉ-CONFERÊNCIA REGIONAL DE CULTURA DE PLANALTINA-DF

  PRÉ-CONFERÊNCIA REGIONAL DE
CULTURA DE PLANALTINA-DF

Ocorrerá, dia 10 de fevereiro de 2011, a Pré-Conferência de Planaltina/DF.
Nessa Pré-Conferência serão iniciadas discursões preliminares para a realização da Conferência Regional de Cultura de Planaltina/DF, com data prevista para 02 de abril de 2011, onde será discutida a pauta em anexo.
Data: 10 de fevereiro de 2011.
Hora: 20:00 Horas
Local: Auditório FUP-Faculdade UNB de Planaltina.

Compareça! Vamos juntos construir uma Planaltina mais cultural.


3ª Conferência de Cultura do Distrito Federal

Cultura: Memória e Invenção
29 e 30 de abril à 01 de maio de 2011

Objetivos

Promover debate entre artistas, produtores, gestores, investidores, comunidade em geral do Distrito Federal e demais protagonistas, da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opniões;

Propor estratégias para o fortalecimento sustentavél;

Propor estratégias para a consolidação dos sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas da cultura;

Discutir estratégias para a implantação e fortalecimento do Sistema de Cultura do Distrito Federal e do Plano de Cultura do Distrito Federal;

*Processo de construção de um novo marco legal para a gestão e as políticas culturais no Distrito Federal;
*Um novo padrão de relação com a sociedade, movimentos culturais e artísticos: democrático, participativo e republicano.
*Ousadia, compromisso e responsabilidade para garantir a democratização e a pluralidade na gestão e nas políticas públicas de cultura.

Pauta

1.  Plano de Cultura do Distrito Federal. "Prioridade para o Biênio 1012/2013"

Eixos para apresentação de propostas

A-Diversidade, Descentralização e Democratização
Descentralização das políticas Públicas de Cultura
Promoção de Políticas Integradas ( educação, meio ambiente juventude, etc...)
Valorização da Diversidade e da Cultura local
Políticas Culturais para Inclusão Social e Acessibilidade

B-Economia da Cultura
Cadeia produtíva ( criação, circulação e distribuição de bens e serviços culturais )
Políticas Culturais Integradas ( turismo, eduacação, ciência,  tecnologia, agricultura, moda, gastronomia, designer, artesanato, micro e pequenas empresas, economia solidaria, entre outras)
Fomento e incentivo ( financiamento, fundos e lei de Incentivo ) 

C-Patrimônio Cultural e Arquitetura
Políticas de Preservação, Proteção e Promoção do Patrimônio Cultural
Material e Imaterial do Distrito Federal
Sistema de Museus do Distrito Federal, Centros de Memória e Arquivos do Patrimônio Material e Imaterial
Políticas de Educação Patrimônial

D-Formação e Intercâmbio Cultural
Políticas de Fruição e Formação de Público
Políticas de acesso à qualificação e formação de agentes culturais
Promoção de Intercâmbio Cultural ( nos âmbitos Nacional e Internacional )
Incentivo às Redes Culturais ( fóruns, associasções e outros )

2.  Apresentação e votação das propostas dos grupos

3.  Eleição de Delegados (as) para 3ª Conferência
a)Apresentação dos nomes da composição
                                                 b)Votação

5.  Encerramento com apresentação artística



SECRETARIA DO ESTADO DA CULTURA DO DISTRITO FEDERAL
NUCLEO DE POLITICAS CULTURAIS E DESCENTRALIZAÇÃO
3325-6107 e e-mail: politicasculturaisdf@gmail.com

Gerencia de Cultura e Educação de Planaltina-DF
( 061 ) 34889215





Planaltina prestigia posse da Professora Olgamir Amâncio Ferreira à Secretaria da Mulher.

   Nesta quarta-feira, dia 02/02/2011, Planaltina foi prestigiar a posse da Professora Olgamir Amâncio Ferreira, à Secretaria de Politicas Públicas da Mulher.
Dentre as personlidades  de Planaltina se encontravam o Sr. Nilvan Pereira de Vasconcellos (Administrador de Planaltina), o Sr. Renato Telles ( Gerente de Cultura de Planaltina ), Sr. Preto Resende e o Sr. Nilton Alves Ferreira.
Entre outros(as) e amigos(as) Professores(as) que apoiaram a Secretaria de Políticas Públicas da Mulher.

O Administrador de Planaltina Sr. Nilvan Pereira de Vasconcellos e o dono do renomado colégio Delta, Sr. Nilton Alves Ferreira.

Renato Telles, Gerente de Cultura de Planaltina, Preto Resende, remomado Artista da Cidade de Planaltina e as Professoras Cintia Melo e Raíssa Melo.

OSr. Renato Telles e Professoras de Escolas da Cidade de Planaltina.


O Administrador Nilvan conversando com as renomadas Professoras de Planaltina.

A grande representação de Planaltina na posse da Sra. Olgamir Amâncio Ferreira, Secretária de Políticas Públicas da Mulher.